O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, está na Lunda-Norte para durante dois dias, avaliar o grau de execução dos projectos estruturantes do sector em curso na província.
A agenda de trabalho da delegação do ministro iniciou no município do Lucapa, onde se inteirou sobre a execução das obras do parque solar local que está a ser implantado na sede da circunscrição.
O projecto decorre a um ritmo satisfatório, com uma execução física de 61 por cento desde o lançamento da primeira pedra, em Julho do ano passado. O empreendimento está a ser concebido para produzir 7.500 megawatts ( MW) de energia. Depois da conclusão e entrada em funcionamento, o parque solar do Lucapa vai beneficiar mais de 10 mil habitantes a serem abastecidos com energia limpa, lê-se no documento.
João Baptista Borges recebeu informações detalhadas dos representantes da MCA, empreteira contratada para a construção do parque solar do Lucapa. O segundo dia de trabalho ( sexta-feira, 10), reserva visita às obras do Aproveitamento Hidroeléctrico e Aumento de Potência da Barragem do Luachimo no Dundo, município do Chitato.
O importante projecto, de acordo com a nota que citamos, vai permitir o aumento da capacidade de produção de 8.4 para 34 MW de energia eléctrica. O grau de execução dos grupos 3 e 4 rondam actualmente 99 por cento sendo que das outras máquinas , nomeadamente 1 e 2 estão na ordem dos 88%, refere a nota de Imprensa do Ministério de tutela. Quando estiver completamente concluído, um total de 10.600 famílias dos municípios do Chitato, Cambulo e Lucapa vão beneficiar da energia eléctrica a ser produzida no empreendimento do Luachimo.
O ministro João Baptista Borges, vai também constatar o funcionamento dos trabalhos de melhoria da Central térmica do Dundo com capacidade de 25 MW. Para finalizar, o governante vai verificar a Rede de Distribuição e Ligações Domiciliares na cidade do Dundo, um projecto que visa essencialmente aumentar o acesso à água potável por parte da população, através da construção de 15.000 ligações, para cerca de 75.000 pessoas.