Angola reiterou, nesta quarta-feira, em Addis Abeba, na Etiópia, a disponibilidade de colaborar e trabalhar para a obtenção de soluções pacíficas e colectivas para as preocupações multidimensionais do continente. A vontade foi reiterada pelo embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel Bembe, refere uma nota.
O diplomata reafirmou, também, que o país, com o apoio da Região da África Austral, apresentou a candidatura como Membro do Conselho de Paz e Segurança para o biénio 2024-2025 e para presidente em exercício da organização continental em 2025, ano em que comemorará o 50.º aniversário da Independência Nacional.
O diplomata, que discursava na Recepção Oficial alusiva ao Dia Nacional (11 de Novembro), enalteceu, também, o empenho do Presidente da República, João Lourenço, que originou a designação como Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, em Maio de 2022, em Malabo, na Guiné Equatorial, e no mandato para mediar o conflito existente entre a República Democrática do Congo e o Rwanda.