Fin Adviser

Todas Notícias > LUANDA ALBERGA EM FEVEREIRO FÓRUM DE NEGÓCIOS ANGOLA- TURQUIA

LUANDA ALBERGA EM FEVEREIRO  FÓRUM DE NEGÓCIOS ANGOLA- TURQUIA

  08 Jan 2024

LUANDA ALBERGA EM FEVEREIRO FÓRUM DE NEGÓCIOS ANGOLA- TURQUIA

O embaixador da Turquia, Ufuk Ekici, acredita que, este ano, as relações económicas e comerciais, entre o seu país e Angola, vão crescer, com a realização de várias actividades, com destaque para o Fórum de Negócios, que acontece no próximo mês de Fevereiro, em Istambul.

Em entrevista concedida, ao Jornal de Economia & Finanças, o diplomata turco apontou que o Fórum de Negócios, a decorrer nos dias 26 e 27 de Fevereiro deste ano, vai servir como uma oportunidade para as empresas da Turquia conhecerem melhor as potencialidades de Angola e definirem as áreas de cooperação.

"As empresas interessadas em participar neste Fórum são bem-vindas. Aliás, o evento é uma oportunidade para trabalharmos juntos e cooperarmos mais em vários sectores, porque o Fórum irá focar-se em vários segmentos, como construção e arquitectura, máquinas de construção, material de construção, ferragens, máquinas para minas, energia, electricidade, alimentação, agricultura e agroindústria, entre outros”, disse.

De acordo com Ufuk Ekici, a par deste Fórum de Negócios, a Turquia vai realizar, em Março, um evento ligado à diplomacia, que servirá como uma oportunidade, não apenas do ponto de vista político mas também do ponto de vista económico, para debater vários temas ligados à Política, Economia e Comércio.

"É importante que Angola participe neste evento para divulgar as suas potencialidades. O Presidente turco convidou o seu homólogo angolano para participar no evento, assim como o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros convidou o seu homologo, para que Angola possa partilhar as suas experiências internas e externas”, disse o diplomata.

Ufuk Ekici referiu que, este ano, está, igualmente, programada uma reunião mista, e que as comissões dos dois países estão a trabalhar na definição da data e local para a realização do evento. Indicou que a Embaixada vai trabalhar arduamente para trazer investidores turcos a Angola.

"Devemos trabalhar para atrair mais atenção dos investidores turcos para direccionarem os seus investimentos em Angola. Também é importante que Angola faça parte dos grandes negócios comerciais com a Turquia, não apenas com empresas, mas também com as autoridades angolanas. Queremos, primeiro, que os empresários turcos conheçam as potencialidades de Angola”, notou.

Afirmou que existem, na Turquia, empresas que actuam em sectores como Energia, Agricultura e Indústria que podem produzir em Angola, mas para isso "precisamos de divulgar o nome de Angola junto dessas firmas, para poderem abrir filiais e produzir localmente”.

O diplomata turco disse que o seu país coopera com Angola em vários sectores, e deseja reforçar a cooperação no domínio das pescas, energia, tecnologia e indústria têxtil. "O sector das Pescas é fundamental para a Turquia, porque estamos ladeados de três grandes mares e temos uma forte indústria no sector das Pescas, sobretudo na fabricação de navios. A Zona Subsaariana em que Angola se encontra é muito nova para os investidores turcos, por isso devemos trabalhar para atrair mais investidores turcos para o país”, disse.

Em Angola, revelou, a Turquia está a investir num projecto ligado à exploração de ferro e outros minérios, no município da Jamba, província da Huíla. A Turquia em Angola está entre os 10 países que mais estão a investir no país.

تشاندينهو