A provedora de Justiça de Angola e presidente da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA), Florbela Rocha Araújo, encontra-se desde segunda-feira, em Durban, África do Sul, para participar, durante dois dias, na 27.ᵃ Reunião do Comité Executivo da AOMA.
Na abertura oficial da reunião, Florbela Araújo, na qualidade de presidente da AOMA, apelou aos membros da associação sobre os princípios e objectivos plasmados no seu estatuto, e apresentou a proposta do Plano de Actividades do órgão para o presente ano.
De acordo com a nota, o Comité Executivo dá, hoje, sequências das discussões sobre o relacionamento do Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC) com a Universidade kwazulu-Natal, os preparativos da II Exposição Internacional dos Ombudsman, a ter lugar em Botswana, em Agosto deste ano e análises de outros relatórios cruciais da Associação.
O Comité Executivo deliberou a criação de um Grupo Técnico de trabalho, composto por membros das delegações presentes no encontro, para analisarem aspectos relacionados com os relatórios financeiros da Associação. À margem da realização da referida reunião, os membros do Comité Executivo da AOMA foram capacitados, terça-feira, em matéria de "Gestão de Finanças Públicas e Organizações Internacionais”.
A formação ministrada pelo Professor e Líder Académico, Darren Subramanian, serviu para munir os membros da Associação sobre a importância da produção de relatórios financeiros credíveis e transparentes.