O Secretário de Estado para o Interior, José Paulino Cunha da Silva, referiu nesta terça-feira que a situação da segurança pública no país é estável, o que permite aos cidadãos realizar suas actividades quotidianas, apesar da ocorrência contínua de alguns casos.
Durante a apresentação da 2ª sessão temática "Comunicar por Angola", organizada pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, José Paulino Cunha da Silva destacou que a segurança pública é uma preocupação da sociedade e sua melhoria requer abordagens amplas em diversos níveis.
“Angola possui aproximadamente 35 milhões de habitantes, com uma presença de efetivos policiais de 205 por 100 mil habitantes, o que demanda esforços redobrados por parte do Ministério do Interior”.
Segundo José Paulino Cunha, é fundamental que a sociedade colabore e denuncie com maior frequência os crimes ocorridos, visando garantir a segurança e o bem-estar das populações.
Os investimentos em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos realizados pelo governo têm surtido efeitos desejados, promovendo uma abordagem de policiamento comunitário que busca conquistar a confiança entre a polícia e os cidadãos, frisou.
O dirigente reconheceu que, actualmente, a sociedade tem denunciado mais os crimes que ocorrem em seu meio, o que demonstra confiança nas instituições policiais.
O evento aconteceu no Centro de Imprensa Aníbal de Melo e está inserido no programa do Governo Angolano, o "Plano Nacional de Desenvolvimento”- PDN 2023-2027.